A iluminação profissional está presente no nosso dia a dia, mais do que podemos imaginar, a encontramos em shoppings, restaurantes, lojas e muitos outros lugares.
Hoje, este tipo de equipamento está sendo muito utilizado também nas igrejas, no entanto, às vezes, por falta de um direcionamento técnico, muitas não se preocupam com a qualidade das luzes, posicionamento, segurança, consumo, etc.
Precisamos lembrar que cada projeto é único, e que, elementos, tais como altura, cores, profundidade do espaço precisam ser considerados, pois tudo deve estar em perfeita sintonia para se atingir o resultado esperado.
Nós da WW Potenza, preparamos algumas perguntas e respostas que acreditamos auxiliá-lo no seu projeto.
A máquina de fumaça é um equipamento essencial para dar ênfase nos efeitos de luz. Sem ela você perderá esta profundidade e destaque da luz.
O refletor COB é o tipo mais apropriado para esta aplicação. Ele proporciona uma luz mais uniforme e contínua com “dimerização” linear, além de possuir “barn door” para cortes precisos de luz.
Para a luz de base o ideal é o refletor do tipo COB de led , que tem substituído os anteriores chamados de fresnel e pc com lâmpadas halógenas.
O importante é comprar de forma a criar grupos com mesma marca e modelo, com canais potência e efeitos iguais. Uma sugestão comece por refletores de led .
A fiação costuma ser a mesma de uso normal, porém existem algumas particularidades e o ideal é solicitar a ajuda de um profissional.
Os equipamentos de iluminação profissional possuem diversas configurações, modos de uso e operação, logo você não deve fazer a instalação sem o conhecimento técnico.
Procure uma assistência técnica autorizada a efetuar o devido reparo ou substituição de peças sem perda de garantia.
Fato é que as paredes pintadas de preto vão proporcionar o maior rendimento e ponto focal da iluminação profissional como os painéis de led, moving heads e refletores no geral. Mas a decisão de pintura fica a caráter de cada igreja.
Se possível é de grande valia, afinal você vai eliminar os pontos de distração. No entanto, fique atento às saídas de emergência e sinalização no escuro.
Apesar dos equipamentos permitirem o modo de operação automático o ideal é adquirir uma mesa/console de entrada, as chamadas mesas “Operator” proporcionando o mínimo de controle possível.